PUBLICIDADE

Saúde

Fraqueza das suas unhas pode estar diretamente relacionada com a sua tireóide

As unhas podem ser um indicativo muito importante sobre a saúde de uma pessoa. Isto porque a fragilidade dela está ligada a diversos fatores, desde alimentação até exposição a produtos químicos. Mas não é só: problemas na tireoide, glândula que controla a produção hormonal, também pode afetar a condição das unhas.

Unhas quebradiças: causas

A descamação das unhas pode estar relacionada ao estresse, a uma má alimentação e até a doenças sistêmicas como, por exemplo, o hipotireoidismo.

Neste caso, o quadro aparece porque a alteração no funcionamento da glândula altera a produção hormonal responsável pelo formação da unha.

As alterações na produção hormonal podem causar, além do enfraquecimento das unhas, falta de energia, sonolência, depressão, aceleração do coração, problemas no intestino e dores musculares e articulares.

Embora não seja uma relação direta, ao notar um enfraquecimento das unhas repentino associado a outros sintomas como queda de cabelo e ressecamento da pele, o ideal é procurar auxílio de um dermatologista ou de um clínico geral para que ele indique a melhor especialidade para investigar o caso - o endocrinologista para investigar a tireoide ou o dermatologista para tratar a verdadeira causa desses sintomas quando eles não estiverem relacionados à produção hormonal.