PUBLICIDADE

Bem-Estar

Yoga: a prática que une benefícios à mente, corpo e espírito

É praticamente impossível definir, em poucas linhas, o que é Yoga. A palavra origina-se da língua sânscrita e significa, basicamente, unir, integrar… Dessa forma, pode ser resumida como uma filosofia que reconhece que mente, corpo e espírito interagem. Porém, é fato que a prática vai muito além desse entendimento.

Consuelo Lima, professora de Hatha Yoga do Coletivo Bombo, comenta que Yoga é uma filosofia milenar, “que tem o objetivo de conduzir o praticante a um estado de paz e quietude, colocando-o em contato consigo mesmo”.

Para Edson Ramos, professor de Yoga do Espaço Nirvana, o significado da palavra em si é união, mas, “Yoga nos leva a uma viagem através da arte, da superação pelo exercício físico, pelo estado de paz e relaxamento, entre outros aspectos e benefícios”.

“Segundo lendas mitologias, o Yoga surgiu na terra vindo através dos deuses hindus, que o deixaram aqui para que os seres humanos pudessem ter uma forma de evoluírem como seres conscientes”, comenta Ramos.

“Outros afirmam que, certa vez, o Deus Shiva (um dos aspectos da trindade hindu) ensinava sua esposa Parvati as posições (asanas) do Yoga à beira de um lago, quando um peixe (matsya), que observava Shiva e Parvati praticando os exercícios, os imitou e evoluiu até se transformar em homem”, acrescenta Ramos.

Vertentes do Yoga
São incontáveis as vertentes que o Yoga possui hoje, mas, no ocidente, as mais conhecidas são:

Hatha Yoga: foca mais na saúde do corpo, sem tanto aprofundamento filosófico. Por meio de exercícios físicos e respiratórios, além de técnicas de meditação e de relaxamento, a pessoa aprende a se movimentar de forma mais consciente e também a respirar de modo mais tranquilo e profundo.


Ashtanga Yoga: é uma prática mais vigorosa, que exige um grau cada vez maior de força, flexibilidade e consciência. É indicada especialmente para que tem resistência para atividades físicas e deseja trabalhar bastante o corpo.