Religiões

Tupi Paulista assiste a consagração da segunda integrante da Ordem das Virgens

No último dia 11 de fevereiro de 2017, dia de Nossa Senhora de Lourdes, a leiga Maria José Marques se entregou definitivamente à Igreja Particular de Marília pela Ordem das Virgens. Durante a missa festiva, ela se entregou diante do bispo diocesano, dom Luiz Antônio Cipolini, e prometeu viver a virgindade e assumiu publicamente amar ardentemente o esposo Jesus Cristo através das orações e desprendimentos.

O rito foi realizado na Paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista (SP), esse rito tem sua origem nos tempos apostólicos se tratando da mais antiga forma de consagração feminina no seio eclesial. Com a celebração, Maria José passou a ser a segunda virgem consagrada da Diocese de Marília.
O termo “ordem” não indica que ela passou a integrar uma congregação religiosa, mas designa sua união a milhares de mulheres do mundo todo que, recebidas pelos seus respectivos bispos, consagram sua virgindade a Jesus no serviço ao próximo. Portanto, a nova consagrada não viverá num convento ou numa comunidade de vida, mas em sua própria casa sendo disponível ao projeto de Deus no trabalho cotidiano.
Em sua homilia, ao dizer do Ano Mariano, dom Luiz destacou o valor da consagração das virgens: “residindo com seus familiares, engajando-se na pastoral com todas as forças e meios disponíveis e, sobretudo, fazendo da Igreja Particular o grande amor de sua vida, as leigas consagradas são pessoas dispostas a levar sua inserção em Cristo às últimas consequências”. Em seguida entregou solenemente os sinais visíveis de devoção à consagrada: uma aliança, um crucifixo e uma bíblia.
A Matriz de Tupi Paulista esteve repleta de fiéis, familiares e amigos da nova consagrada Participaram da cerimônia os padres: Valdo, João de Chico, Manoel e o pároco padre Valdemar Cardoso, ainda contou com a presença além do bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antônio Cipolini, e dos seminaristas Guilherme, Alan e Muriel.

Antônio Luciano Teixeira/ PASCOM

PUBLICIDADE





PUBLICIDADE