Conheça as principais diferenças entre Internet em Fibra Óptica e Via Rádio

O acesso à internet se tornou essencial na vida das pessoas, por isso ter uma internet de qualidade evita problemas como lentidão e quedas de internet. Existem diversas tecnologias que fornecem o acesso a internet, como a fibra óptica e a via rádio, que apesar de serem robustas e muito bem elaboradas, possuem algumas diferenças em sua funcionalidade.

Muitos usuários questionam-se sobre a estabilidade da internet via rádio, no entanto uma instalação bem feita garante muita estabilidade e velocidade em sua internet, além de ser uma excelente escolha para locais mais afastados dos centros da cidade, como áreas rurais e locais onde não há cobertura de outras tecnologias como a fibra óptica, pois o sinal chega até o seu computador através de antenas, onde não há fios conectados entre sua antena e a antena de seu provedor, permitindo levar a internet em locais em longas distâncias.

A fibra óptica necessita de cabos e por isso requer que sua instalação seja feita em locais onde há cobertura, pois estes cabos vão desde seu computador até pontos de troca de tráfego, onde é interligado com uma tecnologia que leva o sinal de sua internet através de pulsos de luz dentro dos cabos de fibra, por isso o nome fibra óptica. Vale ressaltar que nem todas as tecnologias que utilizam cabo são fibra óptica.

Em termos de velocidade, ambas as tecnologias proporcionam altíssimas velocidades, no entanto as vantagens da fibra são maiores em termos de velocidade e baixa latência por utilizar de pulsos de luz.

 

Comparativo

 

Internet Via Rádio

Prós:
– Alcance em longas distâncias;
– Possibilita o sinal de internet de chegar em áreas rurais;
– Pode ser utilizada em locais onde não há fibra óptica;
– Alta velocidade.

Contras:
– A intensidade do sinal pode ser afetada por mudanças climáticas, como tempestades.

 

Internet em Fibra Óptica

Prós:
– Alta velocidade;
– Menor latência;
– Maior estabilidade;
– Instalação simplificada;
– Não sofre com interferência de outros aparelhos.

Contras:
– Requer a cobertura da fibra óptica no local.

 

Conclusão

 

Ambas tecnologias são de alto nível de qualidade quando trabalhadas da forma correta, cada uma com sua vantagem e desvantagem. A fibra óptica é a evolução da internet banda larga, no entanto a via rádio ainda é mais acessível em locais distantes da cidade. Independente de fibra óptica ou via rádio, a abcRede possui os melhores planos e serviços de internet para melhor atende-lo, veja nossos planos e assine já.


COMO VOCÊ QUER SER ATENDIDO?

Selecione uma das opções para que possamos melhor atendê-lo.

Atendimento diferenciado