Entenda como funciona a fibra óptica

Cada vez mais as tecnologias que utilizam fibra óptica ganham novos clientes no Brasil. Mas, como é o funcionamento desta tecnologia? Será mais rápida, eficiente e econômica?

O engenheiro e especialista em fibra óptica da TE Connectivity, Marcos Feitosa, explica o que é uma FTTH (Fiber To The Home) e quais são os seus diferenciais com relação aos meios de transmissão de dados convencionais.

A fibra óptica
De acordo com Feitosa, a fibra óptica é uma espécie de fio de vidro composto por várias camadas com diferentes diâmetros em seu núcleo. Por intermédio deste duto há uma emissão de luz pulsante que, devido às próprias características de refração do vidro, é transportada de uma ponta à outra. Esta luz pulsante carrega milhões de informações que foram transformadas anteriormente de sinais elétricos em sinais de luz, dentro de um conversor óptico (switch óptico).

A velocidade da nova tecnologia é a da luz, isto é, 300 milhões de metros por segundo. A diferença de velocidade é gigantesca quando comparada aos tradicionais cabos elétricos. “De forma geral, podemos dizer que toda informação gerada em um ano por uma pessoa seria transmitida em um segundo por fibra óptica”, afirma Feitosa.

O investimento na tecnologia
Mas, e com relação ao custo? Na opinião do engenheiro, a tendência é a redução de valores ao longo do tempo.

Sobre os benefícios eles são incomparáveis. Um exemplo disso são os assinantes residenciais para TV a cabo ou banda larga. Para um consumidor residencial, isso significa velocidades bem maiores para downloads e uploads. “É muito importante entender como as coisas estão mudando no mundo. Cada vez mais as informações estarão na chamada ‘nuvem’. Assim, você acessará estas informações, mas não precisará guardar as informações em seu equipamento para poder acessá-las”, salienta.

 


COMO VOCÊ QUER SER ATENDIDO?

Selecione uma das opções para que possamos melhor atendê-lo.

Atendimento diferenciado