Qual o melhor plano de internet para você?

A maior dúvida na hora de adquirir um plano de internet é a escolha da velocidade, a incerteza de que esta será suficiente para sua casa ou trabalho quase sempre esta presente nestes momentos, por isso preparamos este guia para lhe ajudar na escolha da sua internet ideal.

Na internet existem conteúdos que requerem maior velocidade,  por isso a escolha de seu plano se baseia principalmente em seus hábitos de navegação, além do número de pessoas que vão utilizar ter grande influencia nesta decisão.

Quantos mais pessoas utilizando a internet mais velocidade precisará, isto acontece porque os equipamentos de seu trabalho ou residência começam a dividir a sua velocidade entre todos que estão conectados, consequentemente gerando lentidão em casos de planos com menor velocidade. Porém isto não se trata de um problema com sua internet, pois é como as redes de computadores funcionam, dividindo os recursos disponíveis para todos os usuários conectados e liberando quando não estão sendo utilizados.

Isso não significa que assim que uma pessoa se conecta ao seu WIFI sua internet é dividida, e sim quando dois ou mais usuários começam a navegar simultaneamente.

Vale lembrar que mesmo que você escolha um plano de menor velocidade, nunca ficará impedido de acessar conteúdos que requerem maior velocidade, no entanto poderá levar algum tempo a mais para carregar.

Vídeos e streaming requerem maior velocidade

Se você gosta de assistir vídeos no YouTube, filmes por serviços de streaming e fazer downloads de vídeos, então certamente precisará de uma velocidade maior para que não tenha lentidão enquanto estiver utilizando sua internet para esta finalidade, pois este tipo de conteúdo é mais pesado, devido ao tamanho dos vídeos serem sempre maiores que músicas, fotos e textos.

A necessidade é maior ainda quando existem smart TVs que utilizam conteúdo da internet, pois estas também costumam demandar altas velocidades.

Os planos recomendados para esta finalidade estão acima de 8 MEGA, no entanto um plano abaixo não lhe impedirá de acessar absolutamente nada, apenas será um pouco mais lento devido a exigência de banda por parte do conteúdo.

Jogos demandam exclusividade e baixa latência

Enquanto muitos jogos não exigem velocidades altíssimas, muitos games online requerem baixas latências e uma certa exclusividade de banda. Isto ocorre porque durante uma partida de algum jogo online, o seu computador estará conectado a um servidor com outras pessoas, e uma possível lentidão em sua internet irá dessincroniza-lo, gerando atrasos e uma má experiência para o usuário, o famoso “lag”.

Caso utilize a internet para esta finalidade, é sempre bom contratar um plano que sirva para todos os conteúdos que forem utilizar e que sobre banda disponível, do contrário poderá ter problemas com suas partidas online.

Redes Sociais e uso geral

O acesso a conteúdos gerais da internet costuma exigir menos velocidade –  com algumas exceções – os sites na maior parte das vezes são compostos apenas de textos e imagens, que são mais leves que jogos e vídeos, por isso um bom ponto de partida é uma internet de 6 MEGA.

No entanto não se deixe enganar por estes conteúdos, pois muitas pessoas utilizando simultaneamente também irão levar sua conexão no limite, exigindo uma maior velocidade.

Fatores que geram lentidão

Alguns fatores poem causar lentidão em sua internet, sem que estes sejam de fato algum problema, como muitos usuários acessando ao mesmo tempo. No entanto há casos onde a lentidão pode ocorrer somente com 1 usuário conectado, um dos principais fatores trata-se de atualizações do sistema de seu celular ou computador.

As atualizações de sistema costumam baixar melhorias e recursos para seu smartphone ou computador, de forma automática e invisível para o usuário, consumindo sua internet sem que este saiba que algo está sendo baixado. Uma das formas de detectar estas atualizações em seu computador, está disponível somente nas versões mais modernas do Windows, onde é possível pressionar simultaneamente as teclas Ctrl+Alt+Del, acessar o gerenciador de tarefas e navegar até a aba “Desempenho” para visualizar o quanto sua rede local está sendo utilizada.

Enquanto este não é um método confiável para medir a velocidade de sua internet devido a este recurso analisar também os pacotes de sua rede interna, é uma boa forma de descobrir se tem algo consumindo internet em seu computador.

Muitas vezes a lentidão não está em sua residência ou trabalho, pois todos os sites e conteúdos disponíveis na internet dependem de servidores, que são computadores com a finalidade de servir algum conteúdo, e caso estes estejam passando por lentidão, você também poderá sentir ao acessar os sites que estão sendo prejudicados, portanto caso um site esteja lento e outro não, certamente não é um problema com sua internet.

Conclusão

Todos os planos de internet conseguem acessar e fazer as mesmas coisas, no entanto experiência de navegação sempre será melhor nos planos com maior velocidade, enquanto os de menor velocidade poderão ter em determinado momento alguma lentidão. A exigência de banda aumenta com o número de usuários simultâneos conectados em sua internet, por isso é recomendado investir em planos mais rápidos caso haja muitas pessoas que irão utilizar sua internet.

Independente do plano escolhido, a abcRede tem as melhores opções de Internet em Fibra Óptica para você.


COMO VOCÊ QUER SER ATENDIDO?

Selecione uma das opções para que possamos melhor atendê-lo.

Atendimento diferenciado