O que é IoT e como ela pode impulsionar a agricultura brasileira

A internet das coisas (IoT – Internet of Things) é a interligação de dispositivos à internet que emergiu de sistemas embarcados, um conceito de que todos os objetos da vida cotidiana estariam conectados à internet. Muitas vezes dotados com inteligência artificial, estes dispositivos tem como finalidade facilitar a vida das pessoas, como uma geladeira que sabe quais alimentos estão em falta e se comunica com seu smartphone para alerta-lo, ou um simples GPS que calcula as melhores rotas em tempo real para evitar congestionamentos. Apesar de parecer algo do futuro o conceito foi elaborado em 1999 e é uma realidade nos tempos atuais.

Hoje os computadores e celulares como conhecemos não são os únicos dispositivos conectados à internet. Uma infinidade de novos objetos estão ganhando esta funcionalidade e mudando a forma na qual executamos nossas tarefas diárias. A inteligência artificial é a capacidade que o dispositivo tem de aprender algo novo, sem a necessidade de uma reprogramação, inclusive já existem diversos segmentos do mercado que já adotaram esta tecnologia.

Além de fornecer maior praticidade para a vida das pessoas, estes dispositivos oferecem um futuro promissor para o meio rural, pois possibilitam que os agricultores façam parte da chamada “agricultura 4.0”, uma evolução nos meios de produção no campo, permitindo-os o monitoramento através de câmeras em tempo real, sensores que informam as condições climáticas no local e tecnologias de inteligência artificial, que podem lhe sugerir até mesmo melhorias em suas produções através de informações sobre o solo e informar sobre possíveis infestações de pragas em plantações.

Tudo está na internet, por isso a internet rural é indispensável para o agricultor, seja para a emissão de notas fiscais, monitoramento, sensores, ferramentas para detecção de pragas em plantações e até mesmo o controle de máquinas coletoras. Todas essas ferramentas permitem que o mercado nacional avance tecnologicamente e ajude o produtor rural à aumentar seus meios de produção.

Em 2017 este seguimento se tornou o foco do Plano Nacional de IoT, que pretende difundir e acelerar o uso da tecnologia no campo em 5 anos, ajudando o produtor rural a encontrar meios sustentáveis de produção no segmento, que é responsável por grande parte do PIB nacional.


COMO VOCÊ QUER SER ATENDIDO?

Selecione uma das opções para que possamos melhor atendê-lo.

Atendimento diferenciado