Usar a internet em dias de chuva, tem algum risco?

Dias chuvosos sempre trazem uma preocupação comum à todos, será que há problemas em usar a internet?

Com a mudança de tempo é comum recorrer à internet para “passar o tempo”, as más condições climáticas fazem com que muitas pessoas corram para seus celulares e computadores para navegar nas redes sociais enquanto o tempo não passa.

A prática é muito comum e não há qualquer risco, porém esta afirmação não é válida para quando a chuva é acompanhada de raios. Quando há a incidência, qualquer equipamento eletrônico conectado à uma tomada ou antena externa pode ser danificado, além de oferecer riscos até mesmo as pessoas que estão utilizando computadores ou celulares conectados na tomada.

Uma eventual descarga elétrica pode danificar permanentemente dispositivos conectados a tomada devido à alta corrente elétrica produzida. No entanto, não há risco em utilizar um celular ou notebook que não esteja conectado no carregador ou em um cabo de rede, mas tenha em mente que os roteadores Wi-Fi que estiverem na tomada, ainda poderão ser danificados caso ocorra alguma descarga elétrica.

Alguns cuidados que devem ser tomados durante um temporal:

– Nunca fique perto de tomadas e antenas.
– Se possível desligue qualquer eletrônico e eletrodoméstico da tomada.
– Mesmo equipamentos fora da tomada ainda podem ser danificados caso estejam conectados à uma antena, como uma TV.
– Não utilize telefone fixo, pois as incidências de descargas elétricas costumam afetar mais telefones do que a própria rede elétrica.
– Smartphones e notebooks não oferecem risco desde que não estejam conectados à qualquer cabo.


COMO VOCÊ QUER SER ATENDIDO?

Selecione uma das opções para que possamos melhor atendê-lo.

Atendimento diferenciado